Jogo do dinheiro – George Clooney e Julia Roberts se reunem para nos ensinar economia

Quanto de economia você sabe? Quanto você deveria saber? Não sei vocês, mas eu sempre acho que quando assunto é economia eu sempre deveria saber mais. Mesmo sendo filha de um cara que deu aula de economia na USP. A verdade é que muitos olham pro lado e que enquanto o cartão ainda tiver crédito tá tudo certo. Saber de juros, bolsa de valores, investimentos, ROI não é muito a praia de muita gente.

Eu acho que tem uma turma de Hollywood que percebeu isso. Essa turma tem nomes como Brad Pitt, Christian Bale, Jonah Hill, Steve Carrel, Ryan Gosling, Leonardo DiCaprio e George Clooney e Julia Roberts também. E mais do que isso, acho que ele acham isso grave e estão tentando nos mandar um recadinho. Espero que isso não soe como uma teoria da conspiração.

Há uns 3 anos venho assistindo filmes que ensinam mais e mais sobre economia, mostram para pessoas como mercados entraram em colapso. Um ótimo exemplo, que é meu preferido desses filmes até agora, é A Grande Aposta, indicado ao Oscar esse ano.

Qual é, eles colocaram a Margot Robbie – que também está em O Lobo de Wall Street, outro desses filmes – explicando subprimes. Selena Gomez explicando synthetic CDOs Anthony Bourdain explicando CDOs. Se você assitir esse 3 vídeos, que juntos tem menos de 10 minutos, você já vai entender alguns dos principais fatores da crise econômica de 2008.

Antes disso tinha Moneyball, com Brad Pitt e Jonah Hill. O lobo de Wall Street com Leonardo DiCaprio e como já falei, Margot Robbie – e o Jonah Hill também. Agora foi a vez de Jogo do Dinheiro (Money Monster, em inglês) com George Clooney e Julia Roberts – sem Jonah Hill.

O filme fala sobre um apresentador de TV que da conselhos de investimentos em Wall Street, até que um dos conselhos dele da errado e um prejudicados resolve sequestrar ele ao vivo para ter algumas respostas. O filme explica bastante coisa de economia, mas também nos faz – ou pelo menos me fez – refletir como o dinheiro é tratado hoje em dia.

Nosso dinheiro não é mais ouro ou prata, moeda ou papel. São dados em um computador. São códigos binários. Isso também facilitou a criação de valor – dinheiro – em cima de nada. Criamos dinheiro a partir de nada e foi isso que ocasionou também a crise de 2008 e deve ocasionar outra crise em breve. Por isso é importante sim, sabermos mais sobre economia, e não virar a cara pro lado quando alguém começa a falar sobre.

E convenhamos que com a Margot Robbie em uma banheira, Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e George Clooney nos explicando temos uma ótima desculpa para aprender, né não?

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui