Por que esse designer brasileiro está redesenhando a Chapeuzinho Vermelho?

Dnepwu, ilustrador brasileiro de São Paulo, publicou  no Catarse, site nacional dedicado ao crowdfunding, um projeto de redesenho da clássica história da Chapeuzinho Vermelho. O projeto, além de ser lindo, nos ganhou pela premissa: Daniel Wu quer repensar a estética que temos do conto em contraponto a como costumamos imaginar seus personagens.

Captura de Tela 2016-06-21 às 00.32.00

“Quando os conceitos já estão muito sedimentados, não pensamos mais neles. Só reproduzimos no automático, principalmente a estética dos personagens. É um bom exercício repensá-los e ver o que é descrito pela história e o que simplesmente imaginamos por seguir um padrão. Então, ao invés de perguntar “Por que uma Chapeuzinho negra?”, melhor perguntar: “Por que não?”.” diz o designer.

O conto é um grande exemplo de como nossa cabeça está acostumada a criar imagens que seguem padrões imagéticos que aprendemos em sociedade sem mesmo recebermos descrições específicas sobre algumas características de uma personagem… a cor da pele ou textura do cabelo, por exemplo. O projeto acerta justamente em desconstruir isso!

E diríamos mais: representatividade importa! É importante que nossas crianças se reconheçam em histórias que ajudam a criar suas referências de mundo. Mais importante ainda é que todas elas aprendam a conviver com a diversidade e as diferenças que encontrarão por aí.

O projeto, lindo, já arrecadou em um dia quase 30% do necessário para ser colocado em prática! Se você tem interesse em ajudar a fazê-lo acontecer, entre neste link e escolha umas das modalidades de benefícios em ajudar o ilustrador. A gente super recomenda!

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui