Tilt Brush – Nós testamos e é tão surreal quanto parece

Lembra aquele vídeo que estava todo mundo compartilhando? Aquele bom pessoas desenhando no ar com óculos de realidade virtual? Então, aquilo é o Tilt Brush. Uma ferramenta que o google criou para ser usado no HTC Vive, o console que promete deixar todos os outros para trás. Ontem vimos o porque.

Eu estava ontem no PermanentBeta Day, um tipo de TEDx que tem duas vezes por ano na Holanda. Ele é totalmente de graça e qualquer um pode falar sobre qualquer coisa. Ontem foram 52 pessoas falando sobre assuntos desde Bio Hacking até como comerciais inventam palavras para parecerem mais verídicos.

Já que todos falam em Holandês e o meu conhecimento dessa língua ~maravilhosa~ não é lá essas coisas, eu resolvi aproveitar as experiências que eles tinham por lá. Entre elas uma – muito necessária – aula de Yoga e o HTC Vevo.

Sabe aqueles filmes de ficção que você entra em realidade virtual e não sai nunca mais? Tipo, Matrix? Então, agora eu to entendendo porque eles não saem nunca mais. Eu joguei dois tipos diferentes de experiências, um chamado Pirate Space, once você está em uma plataforma espacial e destruir os drones que vem atirar em você. O outro foi o Tilt Brush.

Colocar os óculos é realmente estar em outro lugar. Você olha para todos os cantos e você ta lá, no espaço. O Tilt Brush tem vários tipos diferentes de backgrounds, então você pode estar no espaço, na neve, num céu estrelado, num canvas totalmente seu para criar, tem vários. Existem também várias texturas de como desenhar, com luz, plasma, fogo, neve, estrelas, tudo em 3 dimensões. Eu desenhei meu próprio planeta, com núcleo, superfície, mar, árvores, montanhas, tudo.

O google tem enviado a tecnologia para artistas para que esses criem conteúdo, já que você pode se conectar a outros computadores e ver o que eles fazem e como eles fazem numa animação. Depois que o Ran, o cara que é o dono do jogo, viu que eu estava fazendo um planeta ele me perguntou se eu queria ver o planeta que ele desenhou. Enquanto eu ainda com os óculos ele ativou a animação e eu pude ver passo-a-passo como ele desenhou o próprio planeta em volta de um modelo da lua que jogo tem. Simplesmente incrível.

O sentimento de colocar óculos e estar em outro mundo não tem muita explicação, é testando para saber do que eu estou falando. Não subestimem o quão essa experiência pode ser incrível. Tecnologias como o Tilt Brush podem e vão ser o futuro do conteúdo. Você pode desenhar comerciais, filmes, curtas, tudo em realidade virtual, e o google já está de olho.

O jogo ainda não está a venda no Brasil, mas na Europa está a venda por 900 euros e é preciso verificar se o seu PC é compatível. Se não, eles tem a vendas os computadores que são compatíveis no próprio site. Só quero dizer que se uma alma muito caridosa quiser me dar um presente de natal, já sabem o que dar!

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui