Site quer ajuda de humanos para criar uma moral para robôs

Há duas semanas atrás foi registrada a primeira morte provocada por um carro autônomo. Quando eu digo carro autônomo me refiro aos carros que não precisam de pilotos, eles se dirigem sozinhos. Cada vez mais eles ganham popularidade e preços acessíveis. Já há países, como a Suécia que você pode navegar em qualquer lugar com o piloto automático.

Com a primeira morte vem outras questões. Como um carro dirigido por inteligência artificial vai fazer decisões em situações de emergência ou extraordinárias? Para isso o MIT, o instituto de tecnologia de Massachussets,  criou um site que pergunta para você, humano, o que você faria em determinadas situações.

A situações são todas em carros e toda envolvem entre escolher a morte de um grupo ou de outro. No final há o resultado das pesquisas até agora e onde você está nela. Com isso da para comparar como é a sua própria moral quando colocada do lado de um grande numero de pessoas.

Nos resultados podemos ver que na hora de escolher quem salvar as pessoas preferem que responderam preferem: salvar o maior número de vidas possível, estão em dúvida sobre proteger passageiros ou pedestres, quem estiver obedecendo a lei leva a melhor, salvar mulheres, salvar humanos ao invés de animais, salvar crianças ao invés de idosos e levam em conta o status social, por exemplo, preferem salvar um médico no lugar de um criminoso.

Você pode responder a pesquisa aqui. 

 

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui