Como a sua casa vai ser em 10 anos

Em 70 anos nossa população foi de 2 bilhões para 7, pela primeira vez em milênios a nova geração ganha menos dinheiro do que a antiga. Nós já atingimos o pico dos nossos recursos, mas nossa população continua crescendo. Isso é um problema em diversos setores, um deles é o de casas. No Brasil comprar casa não é lá tão fácil para a nova geração. Isso se repete no resto do mundo.

No mundo todo financiamos casas por uma vida toda. Financiamento que nem sempre temos garantia que vamos pagar – afinal, foi assim que a crise de 2008 aconteceu. Além da dificuldade em comprar uma casa a sociedade hoje em dia está muito mais móvel. Os millennials já não ficam mais parados em um trabalho por muito tempo, a comunidade de nômades digitais aumenta todos os dias. No fim do dia, já não tem muito a necessidade de comprar uma casa.

Pensando nisso várias pessoas começaram a pensar em alternativas. Uma delas são as famosas Tiny Houses. Casas que vão de 10 a 20 metro quadrados, mas onde cada cantinho tem uma utilidade. Além delas serem super eficientes elas podem ser móveis, então da para levar para qualquer lugar. Elas são baratas – você pode fazer uma você mesmo por menos de 100 mil reais. E elas podem ser totalmente auto sustentáveis, isso é, você não precisa conectar elas a nada.

Esse fim de semana fui em Alkmaar, uma cidade na Holanda onde eles estão planejando fazer uma vila só de Tiny Houses. A primeira já está lá e tem uma moradora desde Maio. A casa tem 10 metros quadrados super bem utilizados. A energia é provida por energia solar, o aquecimento é a lenha, o encanamento vai todo para compostagem – assim como o lixo orgânico – e a água é filtrada da água da chuva em um sistema que deixa ela potável.

A dona da casa, Marjolein, tem um blog e está por toda a TV holandesa. O governo por aqui já está incentivando projetos como o dela e mais pessoas estão de olho. Todo primeiro sábado do mês ela tem um dia aberto para visitas. Pessoas vem do mundo inteiro para ver a casinha dela, e não só pessoas que moram sozinhas, mas casais e famílias com crianças também. O escritório de arquitetura que desenhou a casa dela agora tem como especialização Tiny Houses, e bancos estão de olho nesse tipo de casa  também. Em breve deve ser possível ter sua própria Tiny House, desenhada especialmente para você e sem ter que pagar uma fortuna, que tal?

e3a4042_25

e3a3739_25

e3a3801-2

e3a3696-1

http://tiny-house.nl/wp-content/uploads/2016/06/Plan_50.jpg

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui