Jout Jout convoca seus fãs por uma boa causa

Jout Jout postou no dia 29 de Agosto um vídeo diferente do que estamos acostumados a ver no seu canal. O vídeo não tem som nenhum. Ah, mas tem ela fazendo gestos? Não. Sem som, realmente não da pra entender nada do que ela ta falando. Na hora que eu dei o play no vídeo já rolou aquele estranhamento. A primeira reação? Ver se o meu som estava funcionando, ou se o youtube estava no mudo. Negativo.

A razão pela qual o vídeo não tem som é que a Youtuber está convocando todos os seus fãs a criarem legendas nos vídeos dela. Legendas em português, mesmo. Quando você ativa a legenda do vídeo, você entende que ela está fazendo isso de modo a se desculpar com o fãs delas que são deficientes auditivios e não poderiam entender seus vídeos.

Crowdsourcing

Além da muito necessária inclusão e acessibilidade, Jout Jout está utilizando do crowdsourcing. Uma maneira de ter algo feito de maneira descentralizada. Isso é, ao invés de ela centralizar todo o trabalho de fazer as legendas nela mesma, e fazer isso de forma muito mais demorada e com muitos custos, ela deu a possibilidade aos fãs de fazerem isso de maneira muito mais rápida e eficiente.

Youtube

O crowdsourcing também é possível porque o Youtube deixa que qualquer usuário crie legendas para qualquer vídeo. Dessa maneira fica muito mais fácil que vídeos sejam legendados para mais línguas. Vocês podem ver o vídeo da Jout Jout aqui embaixo. 🙃

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui