Criatividade Zen – conheça a o estilo artístico de origem budista

Depois de falar um pouco de meditação, vem a arte proveniente da prática. A criatividade zen pode parecer extremamente simples, mas o processo para faze-la é extremamente demorado e delicado. A razão? A prática vem do budismo e exige um estado mental totalmente zen, isso é, de não julgamento. O artista Esteban Martinez explica um pouco da ténica de um dos desenho comuns nessa pratica, o ENSŌ nesse vídeo.

Todo artista que trabalha com a criatividade zen, antes de criar suas obras tem seu próprio processo pra entrar nesse estado mental, e é isso que faz a arte tão especial. Você pode reconhecer o estilo também pelos selos vermelhos. Eles são cravados pelos próprios artistas, carregam diferentes significados e são as assinaturas únicas.

O estilo não se limita só a asia e tem ganhado mais terreno ao redor do mundo. O empreedendor holandês e um dos maiores nomes em realidade aumentada, Raimo van der Klein, começou a praticar a caligrafia zen depois de uma viagem para a Finlândia. Ele combinou o interesse na prática japonesa com a arte rupestre finlandesa feita a mais de 5 mil anos atrás e criou algo completamente novo. Você pode comprar as obras dele aqui ou acompanhar o trabalho dele no Instagram.

 

COMPARTILHAR
Morando em Amsterdam e sonhando com a vida de nômade digital. Amo filmes, séries, livros, contos em volta de fogueira, letras de música. Resumindo, toda boa história. Tudo que é novo me da energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui