Tapioca é realmente melhor do que o bom e velho pão?

Nos últimos anos a tapioca começou a ser considerada por alguns como uma ótima opção de refeição para quem está buscando o emagrecimento e já é comum vê-la substituindo o tão amado pãozinho, mas será que essa é mesmo uma substituição interessante?

A tapioca entrou na moda simplesmente por ser um alimento sem glúten, em uma época em que o glúten começou a ser considerado (de forma errônea e distorcida) o vilão da alimentação. Entenda: glúten só irá te fazer mal se você tiver doença celíaca, dermatite herpetiforme ou algum tipo de sensibilidade ao glúten (também conhecida como intolerância ao glúten-não celíaca). Se você não se encaixa nessas três condições, é muito provável que não haja motivos para você se preocupar com o seu consumo.

Agora vamos às informações nutricionais: 50g de tapioca contém 30g de carboidrato e 121 kcal, já 50g de pão francês (1 unidade) contém 29,3g de carboidrato e 150 kcal, com índices glicêmicos semelhantes (ambos altos), ou seja, a diferença é praticamente insignificante.

Você pode vir me falar que caloria não é tudo na nutrição, eu concordo! Mas a densidade nutricional da tapioca também é bem baixa, ela é pobre em fibras, proteína, lipídios, vitaminas e minerais.

Sim, você substituir pão por tapioca não irá mudar absolutamente nada, e se for consumir um dos dois, lembre-se: moderação sempre (assim como tudo na vida).

COMPARTILHAR
João Pinheiro é nutricionista esportivo formado pelo Centro Universitário São Camilo e aborda assuntos atuais sobre a saúde de forma prática, descontruindo tabus e tendências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário
Seu nome aqui