No dia 25 deste mês fomos a cidade de Bagnoregio, na região da Umbria, na Italia. Bagnoregio é uma cidade que data em 500 A.D. e foi construída em cima de uma rocha, com difícil acesso, a protegendo de quaisquer inimigos. A cidade ainda é preservada e fornece uma das vistas mais surreais na Italia. O único acesso a ela é uma ponte que da vertigem aos mais corajosos.
Esse mês porém, ela ganha uma nova perspectiva nas mãos de estudantes italianos. Em um festival chamado de Civita de Bagnoregio a cidade vira um museu. Há desfiles de moda em frente a pequena igreja da cidade, instalações interativas de luz e som são projetadas nos prédios milenares e as 22h uma instalação de video mapping traz um show de história local para a praça da cidade. Cada canto é uma surpresa.
Todos os pequenos restaurantes do local contratam mais funcionários para atender as 10 mil pessoas que devem visitar por dia. Cada uma delas ganha uma taça de vinho (sem o vinho) ao entrar no festival. Lá também é possível degustar um vinho de cada área da Itália, e o menu conta com primeiro e secundo prato e uma sobremesa. Cada prato homenageia um filme de diretores italianos. O segundo, um bowl de feijão e chili, se chamava “por um punhado de dólares”, filme de velho oeste dirigido por Sergio Leone.
O festival vai até o dia 28 (hoje) e é realizado todos os anos pelos estudantes do departamento de arte e espetáculos de Roma. Se você estiver planejando vir para a Italia, a cidade de Bagnoregio, mesmo sem festival, vale a pena a visita e fica há uma hora e meia de Roma.